Aquecimento ciclismo mtb

Aquecimento pré-competição e pré-treino

Você treina regularmente e sempre fica na dúvida se o aquecimento está adequado? Independentemente do exercício que irá praticar, o aquecimento é fundamental para preparar o corpo, evitar lesões e garantir um melhor rendimento (performance).

Em linhas gerais, um bom aquecimento antes do treino ou competição deve seguir algumas recomendações globais. A primeira delas refere-se a sudorese e a temperatura interna do seu corpo. Um sinal positivo de um bom aquecimento é você começar a suar pois essa resposta sinaliza um aumento da temperatura interna que é um dos objetivos do aquecimento.

O segundo conselho é que o aquecimento seja progressivo. Inicie o processo com uma intensidade mais baixa e aumente gradativamente até alcançar a primeira recomendação da sudorese. Monitore a intensidade do aquecimento usando um medidor de potência, frequência cardíaca ou mesmo a percepção subjetiva do esforço. Um esforço progressivo até o limiar aeróbio (FTP) ou um pouco acima normalmente é suficiente.

A terceira recomendação vem da temperatura ambiente. Dias mais frios pedem aquecimentos mais longos, porém como está frio, queremos aumentar a intensidade para justamente aumentar a produção de calor muscular. Diante do risco aumentado de uma lesão musculoesquelética, a sugestão é fazer o aquecimento em um ambiente interno (rolo ou esteira) e depois sair para treinar ou, se não puder aquecer em ambientes fechados, usar vestimentas apropriadas até o corpo aquecer no ambiente externo.

Finalmente, a última orientação seria baseada na intensidade do treino ou competição a seguir. Treinos e competições com um componente de alta intensidade logo no início requerem um aquecimento mais bem feito em função do maior risco de lesões musculoesqueléticas. Capriche no aquecimento levando em conta as três primeiras recomendações e garanta o sucesso do seu treino ou corrida.

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Escrito por Fabiano C Araujo
Última revisão: 29-mai-2019