Aquecimento ciclismo mtb

Aquecimento pré-competição e pré-treino

Você treina regularmente e sempre fica na dúvida se o aquecimento está adequado? Independentemente do exercício que irá praticar, o aquecimento é fundamental para preparar o corpo, evitar lesões e garantir um melhor rendimento (performance).

Treino

Treino recreativo existe?

A dúvida acima é de muitos ciclistas, seja de mountain bike ou ciclismo de estrada. Contudo, o que seria um treino recreativo? Nessa modalidade de treino, a principal característica é a simplificação dos objetivos do treino. Ao invés de intervalos bem definidos e muita força, o ciclista precisa cumprir um objetivo mais simples como uma certa duração, distância ou pontos TSS. Se for bem planejado, pode ser uma boa oportunidade para pedalar com os amigos ou completar um evento de cicloturismo.

Dicas competição mountain bike

Melhore sua performance nas provas de mountain bike

Preparamos algumas dicas para você melhorar seu rendimento, independente do seu nível ou objetivo, seja para pegar pódio ou completar bem a prova. Para melhorar seu rendimento em uma prova de mountain bike, seja no XCO (circuito) ou no XCM (maratona), é preciso conhecer seus limites, o percurso, planejar a prova e estar com o equipamento e alimentação em dia.

Olhando dessa maneira, parece difícil mas com alguns passos e planejamento, é possível chegar ao dia da competição bem preparado e afiado para seu melhor desempenho em todas as esferas do mountain bike.

Então vamos às dicas!

Personalizando seu treinamento com o WKO4

O programa WKO4 é a porta de entrada para ferramentas analíticas que visam aumentar a eficácia do seu programa de treinamento, seja como treinador ou atleta. Este webinar irá explorar observações avançadas que visam proporcionar o seu melhor desempenho em treinos e competições.

Primeiros passos com o WKO4

Primeiro vídeo de uma série com informações sobre o programa de prescrição, análise e acompanhamento do treinamento esportivo utilizado na FCA Sports!

Índice de massa corporal (IMC) e saúde?

Entrevista ao vivo com o professor e médico do esporte Dr. Fabiano Araújo para o jornal MGTV 1a edição da Rede Globo com informações sobre a medida do IMC e como identificar riscos para sua saúde

Registro de dados esportivos

Dicas importantes para a coleta de dados consistente e precisa

O trabalho remoto com atletas apresenta vários desafios diários. As partes envolvidas estão sempre aprendendo juntas e evoluindo para que o trabalho de hoje seja melhor que o de ontem. Frequentemente, uma das áreas que apresenta uma curva de aprendizado bem íngreme é aquela relativa a operação de sistemas ou dispositivos móveis (ex. Garmin Edge 1000) para o registro dos dados dos treinos a partir de biológicos e/ou mecânicos. Neste artigo, o meu objetivo é resumir todas a experiência acumulada nos últimos anos e apresentá-la na forma de recomendações práticas para a coleta de dados consistente e precisa.

Mais rápido sem glúten?

Afinal, uma dieta sem glúten melhoraria o seu rendimento físico? Será que atletas precisariam evitar o glúten? Existe um certo senso “comum” que o glúten é ruim para a saúde e o desempenho físico, mas seria verdade para aqueles sem doença celíaca ou síndrome do intestino irritável?

Percepção do treino

Sempre que completamos uma sessão de exercícios, temos a nossa disposição dados objetivos (ex. potência, frequência cardíaca) e subjetivos (ex. percepção subjetiva do esforço, treino em pelotão). Independente se você trabalha com um técnico, é preciso observar e registrar a variação desses com a evolução do seu plano anual de treinamento. Nesse artigo, listo alguns indicadores que solicito aos meus atletas e que ajudam a otimizar a prescrição e execução das sessões de exercício.

Água, energético ou isotônico? Qual é o mais indicado para a reposição da energia e animação?

Assista a entrevista ao vivo com o médico do exercício e do esporte Dr. Fabiano Araújo para o jornal MGTV 1a edição com dicas sobre como manter-se hidratado, com energia e animação durante o carnaval.

Compressa fria ou quente? Qual é a mais indicada para as diferentes lesões osteomusculares

Assista a entrevista ao vivo com o médico do exercício e do esporte Dr. Fabiano Araujo para o Bom Dia Minas com dicas sobre compressas terapêuticas frias e quentes após lesões musculoesqueléticas.

Dicas para correr os 18 quilômetros da Volta da Pampulha

Assista a entrevista do Dr. Fabiano Araujo (Especialista em Medicina do Exercício e do Esporte), ao vivo para o MGTV 1a edição (Rede Globo), com dicas para correr os 18 quilômetros da Volta da Pampulha em Belo Horizonte, MG.

Cuidados com hidratação previnem problemas à saúde na hora de praticar atividades físicas

Assista a entrevista ao vivo com o Dr. Fabiano Araujo (Especialista em Medicina do Exercício e do Esporte) para o Bom Dia Minas, com dicas para a prática de atividades físicas em dias quentes.