Registro de dados esportivos

Dicas importantes para a coleta de dados consistente e precisa

O trabalho remoto com atletas apresenta vários desafios diários. As partes envolvidas estão sempre aprendendo juntas e evoluindo para que o trabalho de hoje seja melhor que o de ontem. Frequentemente, uma das áreas que apresenta uma curva de aprendizado bem íngreme é aquela relativa a operação de sistemas ou dispositivos móveis (ex. Garmin Edge 1000) para o registro dos dados dos treinos a partir de biológicos e/ou mecânicos. Neste artigo, o meu objetivo é resumir todas a experiência acumulada nos últimos anos e apresentá-la na forma de recomendações práticas para a coleta de dados consistente e precisa.

Mais rápido sem glúten?

Afinal, uma dieta sem glúten melhoraria o seu rendimento físico? Será que atletas precisariam evitar o glúten? Existe um certo senso “comum” que o glúten é ruim para a saúde e o desempenho físico, mas seria verdade para aqueles sem doença celíaca ou síndrome do intestino irritável?

Percepção do treino

Sempre que completamos uma sessão de exercícios, temos a nossa disposição dados objetivos (ex. potência, frequência cardíaca) e subjetivos (ex. percepção subjetiva do esforço, treino em pelotão). Independente se você trabalha com um técnico, é preciso observar e registrar a variação desses com a evolução do seu plano anual de treinamento. Nesse artigo, listo alguns indicadores que solicito aos meus atletas e que ajudam a otimizar a prescrição e execução das sessões de exercício.

Água, energético ou isotônico? Qual é o mais indicado para a reposição da energia e animação?

Assista a entrevista ao vivo com o médico do exercício e do esporte Dr. Fabiano Araújo para o jornal MGTV 1a edição com dicas sobre como manter-se hidratado, com energia e animação durante o carnaval.

Compressa fria ou quente? Qual é a mais indicada para as diferentes lesões osteomusculares

Assista a entrevista ao vivo com o médico do exercício e do esporte Dr. Fabiano Araujo para o Bom Dia Minas com dicas sobre compressas terapêuticas frias e quentes após lesões musculoesqueléticas.

Dicas para correr os 18 quilômetros da Volta da Pampulha

Assista a entrevista do Dr. Fabiano Araujo (Especialista em Medicina do Exercício e do Esporte), ao vivo para o MGTV 1a edição (Rede Globo), com dicas para correr os 18 quilômetros da Volta da Pampulha em Belo Horizonte, MG.

Cuidados com hidratação previnem problemas à saúde na hora de praticar atividades físicas

Assista a entrevista ao vivo com o Dr. Fabiano Araujo (Especialista em Medicina do Exercício e do Esporte) para o Bom Dia Minas, com dicas para a prática de atividades físicas em dias quentes.